Sobre Mim

Sobre Mim

historial

Iniciei o meu percurso musical em 1995, tendo inicialmente estudado com o Mestre José Duarte Costa na Escola de Guitarra Duarte Costa. A convite do próprio, comecei a leccionar na mesma escola em 1996 onde dei os primeiro passos como professor.

ricardo-mataCiente da necessidade de uma formação contínua, percorri no meu percurso académico com professores enquadrados em diversos estilos musicais, o que contribuiu para uma maior abrangência no conhecimento e estudo de outras linguagens musicais como o Jazz ou os Blues, que se revelou essencial na minha forma de tocar e de ensinar.

Tendo a guitarra clássica como principal referência, em 1999 ingresso no curso de Guitarra Clássica na Academia de Amadores de música sob a Orientação de Paulo Valente Pereira. Ainda no mesmo ano, gravo um álbum de música erudita ibérica a convite do cantor lírico Miguel Vaz Serra, em Londres. Paralelamente mantive o interesse por outras formas de aprendizagens, participando em masterclasses de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro.

Nestas, tive a oportunidade de conhecer o guitarrista Croata Dejan Ivanovich, momento crucial de aprendizagem e de maturidade interpretativa, que me levou a concluir com êxito, o curso de Guitarra Clássica no Conservatório Nacional de Lisboa, como aluno auto-proposto.

Consciente que necessitava de mais objectivos, no ano de 2002, iniciei o estudo da Guitarra Portuguesa sob a orientação de João Torre do Vale. A guitarra Portuguesa é um universo fascinante com o qual fui descobrindo outro instrumento e outras sonoridades.

Desde 2002 que estudo intensamente com vários mestres a guitarra Portuguesa quer no estilo de Lisboa, quer no estilo de Coimbra. Sempre ligado à pedagogia musical, vou cimentando a minha posição como Professor de Guitarra Clássica e Guitarra Portuguesa.

Em 2006 lanço o meu canal de Youtube (Ferreiramata), em que abordo um repertório mais popular, mas como também mais erudito e tem-se revelado um sucesso tanto em Portugal como no estrangeiro, contando com milhares de visualizações e centenas de subscritores. Além de todas as formações e experiência obtida,  tenho a opinião que em Portugal se atribui muita importância ao currículo do músico clássico. Considero que em música, deve dar-se mais atenção ao que a pessoa toca e não a sua graduação de conservatório.

O sentido de improvisação é o mais valioso num músico, e o que faz um verdadeiro guitarrista é a capacidade de adaptação aos diversos universos culturais e a consequente expressão da sua criatividade como músico.

Em 2015 lancei o meu canal de Youtube Profissional que é dedicado exclusivamente à música Instrumental de Guitarra Clássica e Guitarra Portuguesa.

Outras Formações – Pedagogia Musical para Crianças – Ana Ferrão
Guitarra Flamenca (Iniciação) – Oscar Herrero e José Luis Postigo

Ricardo Mata

Ensino guitarra Clássica desde 1997 e Guitarra Portuguesa desde 2003.
0
Alunos
0
Anos Experiência
0
Vídeos
0
Awards

Teachers

staff
Ricardo Mata

Ricardo Mata

professor de guitarra clásica e guitarra portuguesa
Campanha 4 aulas manhãs